Aprenda mais sobre as interfaces conversacionais através desse curso

Um curso introdutório e gratuito sobre interfaces conversacionais, como #chatbots e #voicebots.

Caio Calado
4 min readMar 10, 2021

Faz um tempo que quero desenvolver conteúdos no formato vídeo e produzir algo que possa servir como consulta para outras pessoas, independente do nível de conhecimento ou área de atuação. Pensando nisso, resolvi criar um canal do YouTube para disponibilizar alguns desses conteúdos e ajudar pessoas a conhecerem mais sobre o mercado das interfaces conversacionais.

Só uma curiosidade: crio conteúdos sobre esse mercado desde 2016 através da comunidade Bots Brasil e também do meu Medium, onde tenho mais de 200 artigos sobre interfaces conversacionais e design — tem newsletter, entrevistas, tutoriais, conceitos e vários outros formatos de conteúdos escritos. Me sinto mais confortável em escrever, mas agora quero me desenvolver nessa parte de criar conteúdo gravados (no qual tenho um grande bloqueio).

Como primeiro passo nessa direção e também como uma forma de me desafiar, resolvi lançar esse primeiro curso e uma playlist chamada “Introdução às interfaces conversacionais”. É um curso gratuito e ficará disponível publicamente no YouTube — além de poder usar as funcionalidades como capítulos e legendas automáticas, você também pode assistir o conteúdo todo na velocidade 2x.

Por que investir?

A indústria conversacional vem crescendo nos últimos anos e devido a pandemia, a procura por tecnologias que permitissem as empresas a escalar ou empoderar a comunicação com clientes cresceu.

Em alguns casos, a demanda cresceu até 8x para o desenvolvimento , mas no geral, os principais motivos pela procura por soluções conversacionais como chatbots ou voicebots foram:

  • 📈 Crescimento expressivo dos bots e das demandas
  • 💬 A busca da comunicação empoderada (interna e externa)
  • ✨ A mudança cultural (imposta) que veio pra ficar

Existem também outros dados sobre o mercado que não tem muita relação com a COVID-19, mas que apontam alguns possíveis motivos para o crescimento da indústria conversacional:

  • 70% das empresas acreditam que se comunicam de forma eficaz com clientes, contudo, apenas 20% de clientes concordam com essa afirmação.
  • 76% das pessoas no Brasil dizem que poder enviar uma mensagem a uma empresa as ajudam a se sentirem mais confiantes sobre a marca

Se toda empresa tem uma mensagem estratégica para compartilhada, as interfaces conversacionais podem empoderar essas conversa.

Mas o que são as interfaces conversacionais?

De forma resumida:

Interfaces conversacionais são interfaces que permitem às pessoas interagirem com programas de computador através de conversas, podendo ser via chat, voz ou multimodais.

Neste curso, toda vez que mencionar as interfaces conversacionais, vou me referir aos chatbots e aos voicebots.

Sobre o conteúdo

Ao todo, são 7 aulas com tempo de duração entre 10 à 25 min cada no qual exploro alguns dos conceitos chaves para quem trabalha ou quer trabalhar nessa indústria. Tentei resumir muita coisa e explicar de uma forma simples alguns conteúdos que são longos e leva um certo tempo para entender.

Tem uma aula introdutória, mas no geral, não existe uma ordem específica para assistir as aulas:

  1. Evolução das interfaces conversacionais e assistentes
  2. Principais casos de uso e tipos de plataformas
  3. Anatomia de um chatbot
  4. Inteligência Artificial para interfaces conversacionais
  5. Conteúdos conversacionais
  6. Indicadores de sucesso e métricas conversacionais
  7. O time que constrói as interfaces conversacionais

Objetivos da série

É algo simples e caseiro, mas a minha intenção é ajudar profissionais da indústria brasileira a se desenvolverem e evoluir suas carreiras. Uma vez que na pesquisa realizada pela comunidade Bots Brasil sobre o mapeamento de perfis de profissionais, as três principais formas e necessidades para evoluir a carreira na indústria são “adquirir conhecimentos e estudos”, “experiência no mercado ou com ferramentas” e “certificações, especializações ou cursos”.

Ao final da série, meu objetivo com o conteúdo dessa série é fazer com que as pessoas possam:

  • Aprender — ajudar as pessoas a aprenderem conceitos introdutórios e ter uma visão geral da indústria
  • Identificar — identificar alguns dos elementos e conceitos chaves para quem trabalha ou quer trabalhar na indústria
  • Conversar sobre — através dos conteúdos e outras referências da série, aprender o suficiente para conversar sobre este tema no trabalho ou em qualquer outro projeto que a pessoa esteja envolvida

Próximos conteúdos

Nessa primeira temporada do canal, pensei em estruturar 3 playlists como uma forma de documento vivo — no qual, com uma certa frequência, vou atualizando e adicionando novos conteúdos.

Com isso, esse primeiro ciclo do canal terá as seguintes playlists:

  • Introdução: uma introdução geral sobre as interfaces conversacionais — 100% teoria e 0% prática
  • Fundamentos: princípios básicos para criar experiências conversacionais — pelo menos 80% teoria e 20% prática
  • Tutoriais —demonstrações de ferramentas, criação comentadas de canvas e revisões de algumas metodologias utilizadas no mercado — pelo menos 80% prática e 20% teoria.

Espero que você possa aprender mais através desse conteúdos. Segue lá o canal no YouTube ou me add no LinkedIn. 👋

Imagem com algumas mensagens de texto com as palavras chatbots, tecnologia, conceitos e voicebots.

--

--

Caio Calado

Conversational Experience Designer Consultant and Advocate // Community Manager @ Bots Brasil